sexta-feira, 8 de abril de 2016

Profissão do futuro: Medicina.


 
Olá pessoal, tudo bem ? então, sou apaixonada por medicina; realmente é uma das profissões mais bonitas. Além de ajudar as outras pessoas, que é tão bom, está ajudando á si mesmo. Às vezes ligamos muito para as coisas fúteis, mas já repararam o sorriso de uma criança que porta leucemia ? Há tantas coisas que estão ás vezes na nossa cara, mas não vemos. 
 
 mas o que é a medicina ?
É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Pode trabalhar ainda como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da medicina.
Como é o curso ?
O currículo é puxado, o período é integral e há seminários e pesquisas, além dos plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas, como anatomia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Lidar com pacientes, só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Os dois anos de residência médica, depois de formado, são para o graduado se especializar. 
Duração média: seis anos.
 
  E para todos que querem fazer medicina, não desista. Pode ser difícil, mas não é impossível.       

Sem comentários:

Enviar um comentário